Bonae Spei

covid-19

Estás sem aulas mas não estás de férias!

SNS24: 808 24 24 24

Lembra-te do básico!

HIGIENE

Lava as mãos

ETIQUETA RESPIRATÓRIA

Tapa a boca e o nariz quando tosses ou espirras.

EVITA DESLOCAÇÕES

Sempre que possas, mantém-te em casa

Estado de Emergência!

Incumprimento é crime de desobediência!

PROTEGE-TE!

Enfrentamos um novo desafio, temos de responder à altura.TODOS POR TODOS! 

É importante que tenhas consciência que ao adequares os teus comportamentos e seguires as recomendações da DGS e da OMS estás não só a proteger-te a ti mas a proteger quem te rodeia!

É NORMAL QUE TENHAS DÚVIDAS...

Se estás sem aulas, destacado para trabalhar em casa ou sem necessidade de sair de casa, fica em casa! Deves apenas deslocar-te para onde for extremamente necessário.

Estamos perante um desafio global que tem de ter uma resposta global. Esta situação não acontece “só aos outros”. Cancela a festa, o convívio, o café com os amigos.

Se todos cumprirmos daqui a nada teremos a nossa liberdade de volta!

 

O que deves fazer?

FICA EM CASA!

A maioria das pessoas infetadas apresentam sintomas de infeção respiratória aguda ligeiros a moderados:
• Febre (T>37,5ºC)
• Tosse
• Dificuldade respiratória (Falta de ar)

Em casos mais graves pode causar pneumonia grave com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. Contudo, a maioria dos casos recupera sem sequelas.

A COVID-19 transmite-se por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminados.

Esta doença transmite-se através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando tossimos ou espirramos, que podem atingir diretamente a boca, nariz e olhos de quem estiver próximo.

As gotículas podem depositar-se nos objetos ou superfícies que rodeiam a pessoa infetada. Por sua vez, outras pessoas podem infetar-se ao tocar nestes objetos ou superfícies e depois tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos.

Estima-se que o período de incubação da doença (tempo decorrido desde a exposição ao vírus até ao aparecimento de sintomas) seja entre 2 e 14 dias. A transmissão por pessoas assintomáticas (sem sintomas) ainda está a ser investigada.

Não. De acordo com informação da Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidência de que os animais domésticos, tais como cães e gatos, tenham sido infetados e que, consequentemente, possam transmitir o COVID-19.

Ainda não é conhecido se o clima ou a temperatura afetam a propagação do COVID-19. Outros vírus, por exemplo os que causam gripe, têm uma maior propagação durante os meses mais frios. Contudo, isso não significa que não se fique doente devido a estes vírus durante os restantes meses.

De momento, não há evidência de que a propagação do COVID-19 irá diminuir quando o clima ficar mais quente. Ainda há muito para aprender sobre o modo de transmissão, a gravidade e outras informações relacionadas com o COVID-19, e há investigações em curso.

A Direção-Geral da Saúde não recomenda, até ao momento, o uso de máscara de proteção para pessoas que não apresentam sintomas (assintomáticas). O uso de máscara de forma incorreta pode aumentar o risco de infeção, por estar mal colocada ou devido ao contacto das mãos com a cara. A máscara contribui também para uma falsa sensação de segurança.

Se estiver com febre, tosse ou dificuldade respiratória e tiver estado em contacto com uma pessoa infetada por COVID-19, ou tiver regressado recentemente de uma área afetada, deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24).

Após este contacto e validação da história clínica, os profissionais de saúde irão determinar se é necessário ser testado para COVID-19.

Fonte: Direção-Geral da Saúde

Resumindo...

  • Não estás de férias.
  • Ganha a consciência da gravidade das medidas a serem tomadas todos os dias, adequa o teu comportamento e contribui para um combate que é de todos.
  • Evita as praias, festas, bares ou discotecas. Tudo isto está proibido!
  • Evita todas as deslocações e concentrações de pessoas.
  • Mantém-te em casa se for possível.
  • Protege-te, adequando todas as tuas atitudes.
  • O incumprimento das indicações e proibições do governo é crime de desobediência!
  • Segue a todo o momento as indicações da DGS e evita partilhar notícias falsas que só contribuem para a criação de pânico. Informa-te, mas no sítio certo!
  • Em caso de suspeita, NÃO vás imediatamente a uma unidade de saúde.
  • Está alerta e, antes de tudo, se tiveres dúvidas ou sintomas liga: 808 24 24 24.

Lembra-te, ao adequares os teus comportamentos a esta nova realidades estás não só a proteger-te a ti, mas também a proteger os outros. Mantém-te seguro!

SNS24: 808 24 24 24

Bonae Spei
pt_PTPortuguês
en_USEnglish pt_PTPortuguês